EU? TÃO DIZENDO AÍ…

 

Por: João Henrique Eugênio

Uma família perfeita, duas filhas lindas, marido bonitão, avós carinhosos, casa bem arrumada e até negócio próprio! Tudo ia bem demais pra Laura Barreto. Formada em Relações Públicas, MBA em Marketing, alma de vendedora e talento de quem veio ao mundo capaz de fazer os outros sorrirem. Nasceu e cresceu em Belo Horizonte, e, segundo ela mesma, era o patinho feio de uma família belíssima. Mas Laura chamava atenção de suas maneiras, e conseguiu formar a tão desejada família de comercial de margarina.

Pena que a vida não é tão simples. E mesmo se fosse, qual seria a graça dessa história? Quase que por praga, e em pouquíssimo tempo, a nossa personagem viu tudo desabar. Perdeu a mãe para um câncer, terminou o casamento, fechou a empresa da qual era sócia. Perdeu até a missa de sétimo dia da mãe, porque estava no hospital lutando pra não perder também sua filha, que passava por uma cirurgia grave no intestino. Não perdeu a filha.

Foi nessa época que Laura começou a escrever. Acho que ela nem escrevia para ser lida. Era mais pra colocar uma ordem nos pensamentos. Dar destino a um turbilhão de sentimentos e incertezas que qualquer fim, ou qualquer (re)começo, traz para a vida da gente. E ela nunca mais parou de escrever.

Até que, em 2010, Laura resolveu criar um blog. Era uma ferramenta de promoção profissional cheia de artigos bem escritos, interessantes, inteligentes, palavras rebuscadas e tudo sobre as grandes tendências do marketing. Mas ninguém lia. Só mesmo uns poucos amigos e parentes que tinham obrigação afetiva (quiçá sanguínea) de ler. Inteligente, Laura Barreto resolveu aplicar o conhecimento sobre o qual escrevia e concluiu que sobre marketing, havia muita gente que falava com mais propriedade do que ela. Escreveria, então, sobre algo que faz e fala melhor do que todo mundo: “merda”.

Nasceu o Ócio do Ofício. Coleção de textos, casos e causos sobre seu cotidiano, história, família, amigos, filhas e qualquer outra coisa que lhe dê na telha. Sempre em parceria de Pedro Augusto, seu neurônio alone, em cinco anos Laura já tem mais de mil postagens, 1500 visualizações únicas diárias no blog e a incrível marca dos 100 mil seguidores na página do Facebook. Sem contar os vários admiradores que comentam os textos e que já a reconheceram na rua, padarias, supermercados e até diretorias de grandes empresas.

Se começou como diário online onde suas filhas pudessem conhecê-la melhor, o Ócio do Ofício se tornou quase um manual do mundo contemporâneo sobre quase tudo. Em nenhum outro lugar, por exemplo, podemos aprender qual é o melhor lugar de paquera pra mulheres de mais de 30 anos em Belo Horizonte (adaptável para qualquer lugar do mundo), ou mesmo como completar 42.195km de uma maratona com a dor de uma periostite em plena evolução para fratura vertical no fêmur.

Pois é. Essa foi a mais recente conquista de Laura Barreto. Mas, por que alguém se colocaria pra correr uma maratona inteira nessa condição de saúde? Ela correu por suas filhas, por ela mesma e, também, pelo Instituto Mario Penna, que trata pacientes do câncer em BH. Laura tinha a meta de completar a Maratona de Rotterdam, na Holanda, e criou o projeto “Vou Correndo” para oficializar a parceria com uma empresa que acreditou nela e se dispôs a doar um real para o Mario Penna para cada pessoa na frente de quem ela chegasse. Laura, que já corria pra manter a forma, começou a treinar 200 dias antes da prova. Chamou gente experiente pra ajuda-la, mas a vida lhe passou uma rasteira,carbonfan novamente, e trouxe a tal da periostite.

Foi muita dor, mas o compromisso estava feito. Laura terminou a corrida. Dessa história ficou a descoberta de ser mais forte do que pensava que era, o gosto pelo esporte e a vontade de continuar ajudando. Sua nova meta é conquistar a Maratona da Grande Muralha, no projeto “Por você vou correndo até a China”, com mais apoiadores e beneficiados.

Eu acho que é isso o que faz tanta gente gostar dessa mulher. Ler seus textos. Rir com ela de besteiras no Facebook. Acreditar que aos 45 anos ela completaria sua primeira maratona. Laura Barreto é gente como a gente, e não tem medo de contar sua história, expor seus conflitos e vitórias. De um jeito que todo mundo acaba se identificando com alguma coisa. E esse Ócio do Oficio vira uma terapia não só pra ela, mas também pra quem lê, que pode aprender com uma experiência, ou apenas melhorar o dia com uma boa gargalhada.

Laura Barreto é mulher de coragem. E, como aprendi com ela, coragem é palavra que vem do latim e significa agir com o coração. Continue agindo com o coração, Laura, seja pessoalmente, blog, show de stand up e, agora, livro.

#laurabarretonojosoares

31 comentários

  1. Fabiana Faria disse:

    Má tá chique demais, gente! Adorei.

  2. Renata Franco disse:

    Laura,

    Parabéns por todo esse sucesso.
    Sou “caloura” lendo suas histórias, mas confesso que sempre que tenho um tempo livre, venho dar uma espiada pra ver as histórias boas e de dar risada.

  3. Renata Franco disse:

    Detalhe, faço parte do público de 20 anos viu! rsrsrs..
    E adooooro!…
    Sucesso!

  4. Jhony disse:

    hey Laura, tem público masculino aqui também viu? 🙂
    Adoro seus textos, e por ter uma quantidade de MUITAS amigas mulheres, já as vi em várias situações parecidas e até mesmo eu tive algumas.
    Sua forma de escrever é leve, e dá vontade de ler sempre.

    Tá nos meus favoritos! Beijos 😀

  5. rosi disse:

    quando vi seu blog a primeira vez pensei….cara essa mulher e tudo que um dia sonhei ser…mas nao corri atras.emuito bom vc ver sonhos se realizando em pessoas distantes…e muy bom vc encontrar pessoas tao longes mas sentir elas por perto…uma vez ouvi falar que nossas almas reconhece as pessoas…foi assim com laura amei suas historias no primeiro momento que vi…parabens continue assim bjos

    • Laura Barreto disse:

      ola! Acredite se quiser estou no salão fazendo unha, aí chega a sua mensagem e a idiota aqui começa a chorar chorar…mas é de alegria, tá?
      Sempre é tempo para mudar,corra atrás, desapegue, seja feluz com quem vc é e com o que vc tem. Aposto que escrever essa mensagem já foi o primeiro passo. Vai dar tudo certo! Beijos e muito obrigada.

      • rosi disse:

        e ai ja esta no brasil…aki e como foi…experiencias novas.pessoas novas…projetos novos pra 2013???pra vc vida nao para.e nao pode parar ne…porque quem para aki somos nos seus admiradores que cada dia mais ficamos felizes com crescimeto…que o senhor te abencoe e te guarde e ilumine sempre seus caminhos…que vc possa ser luz onde haver trevas…boa tarde

  6. silvia disse:

    Faz pensar. E isso é muito bom. Faz adotar novas práticas e isso é ainda melhor. Continue a escrever e obrigada pelo que já escreveu. Boa sorte!

  7. Ana luiza sanfelici disse:

    Laura, olha virei fan de carteirinha menina! Dou boas risadas contigo! Obrigadao! Bjs!

  8. elba disse:

    Parabéns pela suas postagens de qualidade e muito bom gosto.
    Sempre compartilho com meus amigos.

    Atenciosamente.

  9. Luziene disse:

    Gostei bastante das postagens!

  10. Cleverson disse:

    Não é só mulher que acompanha suas “merda” não! O esteriótipo de mulher independente me atrai, e bom humor sempre é bem vindo…quando inteligente então, VEEEESSHHHH! =]

    Grande abraço!

  11. Otavio disse:

    É uma das melhores páginas no FB! Parabéns.

  12. Elayne disse:

    Pronto o que faltava pra sermos mais íntimas (modo de falar) era um rosto, agora já tenho uma amiga pra longas conversas que tem um rosto e linda claro, só tenho amigas lindas!
    Adoro ler seus textos e como já disse outras vezes super me identifico com você.
    Não pare nunca de escrever, enquanto não tomo coragem pra começar vou devorando suas páginas…risos
    PS: Amo ler e amo mais ainda escrever.
    beijão

  13. Alexandre Vilela disse:

    Curti!!!

  14. Cleber disse:

    Meus parabnnns viu! Sou parte,claro, do publico masc que ama artigos inteligentes e humorados, que nos fazem pensar, refletir e sorrir.. E torço por um mundo cheio de mulheres maravilhosamente inteligentes, criativas e bem humoradas, que dissipem a dureza e solidão desse mundo masculino.rsrs! Amo ver e ler postagens e artigos de pessoas que crescem, e ajudam outros a crescerem tbm!

  15. Margareth Ferreira disse:

    Primeiramente quero parabenizá-la por sua inteligência e bom humor, curto muito sua página,seus comentários,seus posts…tudo muito show!!
    Está tão raro apreciar o que se coloca na net,quando encontramos algo bom,devemos sim elogiar,criticar se for necessário e não deixar de lado o que nos permite… Sonhar…que o seu otimismo nos contagie cada dia mais!!! Beijos!

  16. Jan disse:

    Laura, sou sua fã de longa data! Adoro cada postagem e confesso que dou muita risada a ponto da barriga doer. Parabéns. Além de ser inteligentíssima, vc poe humor e irreverencia em cada postagem. Magnífico. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *